SÓCRATES
SOBRE
I'm a subtitle. Click here to add your own text.
Sócrates, ateniense do período clássico da Grécia, é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática que marcou a forma de pensar da humanidade.
Com sua humildade e moral inabalável, Sócrates nos mostra através dos textos de Platão, que seguiu em toda a sua vida seus ideais e respeito à justiça, até em seu julgamento de morte. Sócrates pode ter morrido, mas os escritos de Platão e Xénofontes o devolveram ao mundo e o imortalizaram. As filosofias de Sócrates continuaram a ser estudadas através da idade media e ganharam nova vida na renascença.
A RUPTURA
Sócrates provocou uma ruptura sem precedentes na história da Filosofia grega. Ele ocasionou uma grande divisão do foco do pensamento do cosmo para o homem e o problema moral, por isso ela passou a considerar os filósofos entre pré-socráticos e pós-socrático.
Para entendermos quem foi Sócrates e sua importância para a filosofia, primeiramente temos de conhecer a filosofia anterior a ele, então vamos lá.
Pré-socrática
Os filósofos antes de Sócrates, também chamados de naturalistas ou filósofos da physis (natureza) se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza, buscando explicações por meio da ciência e sempre em busca da razão, passando agora a considerar a alma e o sentimental. Tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, e buscavam o principio (ou arché) das coisas.